Falta de insumos tem preocupado municípios goianos e hospitais particulares pedem empréstimo de medicamentos para rede estadual
O secretário estadual de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino afirmou durante coletiva nesta terça-feira, 23, que o estado sente a dificuldade em adquirir medicamentos para intubação de pacientes com Covid-19.
“Nos hospitais estaduais até este momento nós não temos nenhuma falta, mas já sentimos a dificuldade de aquisição. Pedimos um determinado quantitativo, as vezes vem mais da metade, se promete para entregar no dia seguinte e entrega dois dias depois, já sentimos essa dificuldade”, afirma.
O titular da pasta destaca que, os hospitais particulares realizaram um pedido para que seja feito um empréstimo de insumos a rede privada. “No interior do estado alguns municípios também estão com dificuldade de aquisição propriamente dita e ontem recebemos um pedido oficial de parte dos hospitais particulares no sentido de emprestar alguns medicamentos”, disse Ismael Alexandrino.
Situação crítica
De acordo com a Procuradoria-Geral da República seis estados estão em situação crítica para falta de oxigênio hospitalar, são eles: Acre, Rondônia, Mato Grosso, Amapá, Ceará e Rio Grande do Norte. Em estágio de atenção, estão os seguintes estados: Pará, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A PGR discute com a Saúde a possibilidade de aumentar a produção de cilindros e instalar concentradores de oxigênio em diversos locais, que funcionarão de forma parecida com miniusinas.
Fonte: Jornal Opção
Foto: Reprodução